Vallecitos

Roteiro - Mendoza -

Vallecitos

Vallecitos é uma estação de esqui situada no Cordón del Plata em Mendoza que funciona o ano inteiro. Não que haja neve por ali no verão, pelo contrário, nesta época do ano os esquis dão lugar às botas e o trekking passa a ser a atividade mais praticada.

Para se chegar em Vallecitos é preciso tomar a Ruta 7 em direção ao Chile até a vila de Potrerillos e de lá subir a cordilheira por uma estrada de terra até o final onde fica o Refúgio Ski & Montaña, ponto de partida para todas as aventura na área.

O Cordón del Plata é o destino principal da região. Este cordão montanhoso abriga diversas montanhas, como o Cerro San Bernardo, Lomas Amarillas, Cerro Franke, Rincón, Vallecitos e o Cerro Plata, que com quase seis mil metros de altitude é o ponto culminante da região.

A ascensão do Cerro Plata não requer grande experiência em montanha e é recomendada para quem queira dar os primeiros passos no Andinismo. Entretanto para quem quiser curtir as paisagens andinas sem ter que encarar um desafio tão radical, Vallecitos permite uma experiência muito rica, seja para caminhadas quanto para camping.

O roteiro recomendado é trekking até o acampamento base do Cerro Plata, chamado de "El Salto" pois ali há uma quebra no relevo e uma grande cachoeira. Para quem não quiser caminhar tanto, a duas horas do Refúgio fica o acampamento "Las Veguitas" que é um grande descampado de gramíneas onde há muitas nascentes de água cristalina que formam o Rio Blanco, a principal drenagem da região. Este local é perfeito para acampar.

A altitude? Mais alto que  qualquer montanha brasileira: 3200 metros!


Visualizar Região de Mendoza em um mapa maior


Veja mais:


:: Cordón del Plata e Aconcagua




Notícias Relacionadas:

Quer contribuir com o Roteiros Andinos?

O Roteiros Andinos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

O site Roteiros Andinos é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!