Las Cuevas

Roteiro - Mendoza -

Las Cuevas

Estique o percurso e cruze os Andes. Da entrada do Parque Provincial do Aconcágua até o Túnel Internacional são 15km.

O túnel, também conhecido como do Cristo Redentor, como o chamam na Argentina, possui 3.900m de extensão e opera desde 1980. No caminho se passa pelas aduanas chilenas e argentinas, que de forma menos complexa, operam integradas, facilitando a vida do turista, ainda que com paradas obrigatórias.

Esse complexo foi reconstruído após avalanche que em 1984 destruiu a base então existente. Nele se come a melhor empanada de toda a viagem! Entre as aduanas, Las Cuevas, a 195km de Mendoza e numa altitude de 3151m, é o derradeiro lugarejo argentino e ponto mais elevado do percurso atual da estrada.

Um arco, por sobre o qual passava o leito antigo da rodovia, conta a história de tempos anteriores ao túnel, quando o trajeto contornava o Cristo Redentor - monumento fronteiriço de 8m de altura erguido em 1904 em homenagem à irmandade dos povos, a 4000m de altitude, só alcançável no verão (4,5h de caminhada subindo por seus 9km de "caracoles").

Las Cuevas, com suas construções em estilo nórdico, não deixa de ter um encanto particular. Nela pulsa o coração da Cordilheira.


Visualizar Região de Mendoza em um mapa maior


Quer contribuir com o Roteiros Andinos?

O Roteiros Andinos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

O site Roteiros Andinos é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!