Puente del Inca

Roteiro - Mendoza -

Puente del Inca

Impressionam as ruínas de um hotel, em Puente del Inca (177km e 2720m de altitude), completamente destruído por uma avalanche em meados dos anos 60, que preservou apenas a pequena igreja lateral.

Esse hotel, próximo à ponte natural sobre o Rio Las Cuevas, era uma construção sólida, suntuosa, com acesso subterrâneo a banhos termais - nessa área emergem fontes de água quente, carregada de minerais, borbulhando ininterruptamente.

O local é parada obrigatória para turistas e viajantes. Pequenas tendas de souvenir - assustam as peças petrificadas pelas águas das fontes locais -, lanchonetes, um restaurante perfeito para a fome dos montanhistas (o Parador del Inca), e uma hosteria irreprovável e acolhedora (Hosteria Puente del Inca), além de um grande destacamento do Exército Argentino, tornam esse lugarejo uma referência para quem quer se aproximar do Aconcágua.

Ali, as histórias são incansáveis e a presença da montanha não se encerra no Aconcágua, como confirma o imenso pôster do Alpamayo (Peru) que cobre a parede de uma pequena mercearia local. Sr. Cruz, militar aposentado, guia e instrutor de esportes de inverno, conta casos de ousadia e de êxito de muitos andinistas, que hastearam as bandeiras de seus países pelo fato histórico da conquista das alturas. Mas, também, de despreparo, irresponsabilidade ou má sorte (o Cemitério dos Andinistas, que sucumbiram na tentativa de dominar a cumbre, situa-se muito perto dali). Suas fotos do Aconcágua decoram as paredes da Hosteria Puente del Inca, despertando a vontade de chegar mais perto dessa majestade sul-americana.

Outros guias, comerciantes locais, garçons, além de histórias dão números expressivos: mais de 4 mil pessoas visitaram o Parque no ano passado, mas apenas cerca de 10% tentaram chegar ao topo. O clima é perverso, pois pode mudar em questão de minutos, e a altura é avassaladora à resistência humana. Mas quem não quiser tamanha aventura, mirar o (Aconcágua já é uma grande emoção).



Visualizar Região de Mendoza em um mapa maior



Notícias Relacionadas:

Quer contribuir com o Roteiros Andinos?

O Roteiros Andinos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

O site Roteiros Andinos é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!